A EKRON considera o impacto direto na qualidade dos produtos e serviços vendidos, e são cobertas PELA Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental as aquisições de todas as matérias primas, serviços e contratação de transportadoras.
Sendo requisito das normas ISO 9001:2015 E ISO 14001:2015 a EKRON torna de conhecimento público os critérios de avaliação dos seus fornecedores.
1. Avaliações de fornecedores:
1.1 Os fornecedores de produtos (insumos), dentro do escopo previsto acima, são avaliados a cada entrega, baseando na capacidade de atender aos requisitos especificados. Os fornecedores de serviços e transportadoras serão avaliados anualmente antes da Reunião de Análise Crítica / Auditoria de Certificação pelo Setor de Compras;
1.2 Com base nas avaliações dos fornecedores é feita uma classificação conforme segue:
A – BOM – Acima de 6 pontos
B – REGULAR – 5 e 6 pontos
C – RUIM – até 5 pontos
1.3 Fornecedor classificado com nota inferior a 5 pontos terá que regularizar as nãoconformidades dentro de prazo determinado pela EKRON e o fornecimento de produto/serviço será novamente avaliado. Caso persista as nãoconformidades o fornecedor será excluído das novas aquisições;
1.4 Fornecedor classificado com nota entre 5 e 6 pontos serão comunicado que pode ser preterido das futuras aquisições. A EKRON solicitará que regularize os itens de não-conformidade e o fornecimento de produto/serviço será novamente avaliado.
1.5 A avaliação periódica segue os seguintes critérios:
1.5.1 Fornecedores de matéria prima e pontos:
A Nota Fiscal apresenta dados corretos para faturamento (1)
A empresa entregou o produto/serviço conforme especificação da Ordem de Compra (2)
Embalagens estão limpas e intactas (1)
A quantidade entregue é igual a quantidade adquirida (1)
Pontualidade / Prazo de entrega (2)
Atendimento à emergência (1)
1.5.2 Fornecedores de transporte e pontos:
A Nota Fiscal apresenta dados corretos para faturamento (1)
Reclamações com relação as embalagens (2)
Reclamação por falta de produtos (2)
Pontualidade / Prazo de entrega (2)
Agilidade no atendimento à emergências (1)
1.5.3 Fornecedores de serviços:
A empresa responde prontamente ao chamamento de emergência (2)
A qualidade dos serviços prestados atende as expectativas (3)
O prazo de entrega fica dentro do esperado (3)
Observação: Quando solicitado no Pedido de Compra, as matérias primas e insumos devem vir com laudos que atestem a qualidade dos materiais, se caso haja necessidade e falta do mesmo será feita a solicitação por e-mail ao fornecedor.
Estes laudos devem possuir assinatura do responsável, especificações dos produtos, fornecedor, nota fiscal, número do laudo, data do laudo, data da validação do recebimento. No caso de laudos emitidos eletronicamente deve-se constar que o laudo é válido sem assinatura.