Conduta Ética

MANUAL DE CONDUTA ÉTICA

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

Este Código de Conduta Ética tem por finalidade:

1- Disciplinar as diversas situações que ocorrem no cotidiano da empresa, formalizando os compromissos que esta tem para com os princípios éticos fundamentais e também formalizando o relacionamento interno e externo dos colaboradores;

2- Oferecer elementos para garantir que as normas de integridade e conduta ética da empresa sejam mantidas com consistência e eficácia, desta forma acrescentando valores, apoiando o crescimento e a constante busca pela excelência.
Em resumo, o propósito do código é oferecer orientação geral em relação a conduta de todos os Colaboradores da Empresa.

COLABORADORES SUJEITOS AO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

O Código de Conduta Ética aplica-se a todos os Colaboradores, sem exceções.

CONSEQUÊNCIAS DA VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

A adesão ao código e a outras políticas e procedimentos aplicáveis é condição do vínculo empregatício de todos os Colaboradores. As violações a quaisquer leis que se relacionem as operações da empresa, ao Código de Conduta Ética ou a outras políticas e procedimentos aplicáveis, inclusive, a não cooperação, conforme indicado pela empresa, resultará em ação corretiva, inclusive, com punição máxima de demissão imediata.

DÚVIDAS A RESPEITO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

  • As dúvidas a respeito do presente Código de Conduta Ética ou outras políticas e procedimentos, deverão ser esclarecidas diretamente com o superior imediato, na falta deste com o setor de Recursos Humanos e, na falta do último, diretamente com a Diretoria.

Todos os colaboradores devem comunicar imediatamente qualquer suspeita de violação ao Código de Conduta Ética ou a qualquer lei ou regulamento aplicável, não importando se a violação suspeita envolve o próprio colaborador, seu superior, ou clientes.

RELACIONAMENTO EMPRESA X COLABORADOR

O relacionamento entre a Empresa e seus colaboradores respalda-se no senso de justiça, motivação, respeito mútuo, valorização do ser humano, transparência e compartilhamento de responsabilidades.

RELAÇÕES HIERÁRQUICAS

A estrutura organizacional da Empresa contempla níveis hierárquicos relacionados ao seu organograma funcional que consta no Manual da Qualidade, sendo parte integrante deste código de conduta. Cada um dos níveis hierárquicos implica em graus variados de responsabilidade e autoridade, os quais devem ser claramente expostos a todos os colaboradores.

O relacionamento entre supervisores e subordinados será pautado pelo respeito mútuo e pela liberdade de expressão.

Na impossibilidade de execução de algum trabalho já preestabelecido, seja por problemas de infraestrutura e/ou tecnológico, falta de conhecimento, ou qualquer outro motivo, o Colaborador deverá comunicar ao seus supervisor imediato para que este possa adotar as providências necessárias.

PRIVACIDADE

Os assuntos pessoais dos colaboradores serão tratados com privacidade. Em caso de eventuais advertências, o supervisor terá liberdade de fazê-lo, desde que, não exponha a situações degradantes e humilhantes, ou que possam atingir ou denigrir a integridade moral do Colaborador. O supervisor deverá chamá-lo em local reservado.

Poderá a Empresa adotar qualquer mecanismo de controle acerca da usabilidade de seus bens ou informações, sendo que, em caso de uso particular pelo Colaborador dos equipamentos da Empresa, este não terá direito a qualquer privacidade da informação.

Toda a informação inserida em qualquer equipamento da Empresa é propriedade desta, independentemente da pessoalidade da informação, reservado o direito de regresso pela Empresa em caso de danos ocasionados a mesma ou a terceiros.

DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO E ASSÉDIO

Todos devem promover um ambiente de trabalho que favoreça a diversidade, onde as diferenças entre todos sejam valorizadas e, principalmente respeitadas.

Qualquer tipo de discriminação – seja com base em raça, cor, credo, religião, nacionalidade, cidadania, idade, deficiência, descendência ou situação sócio econômica de um indivíduo – é ato considerado repugnante e completamente incoerente com os valores da Empresa.

Está proibido o assédio sexual, moral ou qualquer outro tipo de assédio ou intimidação, cometido por supervisor, colega de trabalho, cliente, fornecedor ou visitante.
Qualquer suspeita de assédio ou queixa deste tipo, deverá ser comunicada imediatamente ao supervisor imediato, ao Departamento de Recursos Humanos, ou a Diretoria, respeitada a privacidade do notificante.

A integridade Profissional e Pessoal é a conduta baseada na defesa dos interesses da Empresa, no respeito pelos clientes e colegas de trabalho, com base na lei e na verdade.

No dia a dia, os Colaboradores devem exercer em suas funções certos comportamentos, tais como:

  • Os funcionários não devem usar cargo, função, atividade, posição e influência a fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outros;
  • Sempre procurar seu superior imediato quando se considerar não capacitado para executar alguma tarefa, com o intuito de obter os meios necessários para superar essas limitações;
  • Suspender a realização de atividades, após tomar as medidas corretivas, caso haja situações em que a vida e/ou a integridade física sua e/ou de outros Colaboradores se encontre em risco grave e iminente, comunicando tal fato imediatamente ao seu superior hierárquico;
  • Respeitar a propriedade intelectual e industrial da Empresa e de seus clientes;
  • Buscar o melhor resultado global para a Empresa, mantendo sempre atitude transparente, de respeito e colaboração com os colegas de trabalho;
  • É proibida a ingestão de bebidas alcóolicas no horário de trabalho e/ou entrada na empresa em estado de embriaguez;
  • É proibido o uso ou porte de drogas e a permanência no ambiente de trabalho em estado alterado pelo uso dessas substâncias, o que pode afetar a segurança e o desempenho dos demais colaboradores. Em caso de eventual Colaborador dependente de álcool e demais drogas, este deverá encaminhar-se para um tratamento médico adequado e desta forma, posteriormente, voltar às suas atividades laborais;
  • Armas de nenhuma espécie são permitidas nas dependências da empresa, salvo para profissionais expressamente autorizados e que exerçam tal função dentro da Empresa;
  • É proibido fumar dentro da propriedade da Empresa e de seus clientes, sendo que, a norma em questão aplica-se independentemente de ser autorizada legalmente.

SIGILO

Os assuntos e informações pertinentes ao trabalho não devem ser divulgados a pessoas ou empresas estranhas.

Fica expressamente proibido fazer imagens (fotos, filmagens, etc.) de produtos, equipamentos e serviços da Empresa.

RELAÇÃO EMPRESA X TERCEIROS

CLIENTES

O cliente é a razão de existência da Empresa. É a peça fundamental para que os negócios se desenvolvam e sejam remunerados, e para seu reconhecimento no mercado. Por isso, é compromisso da Empresa contribuir no processo de criação de valor de seus clientes, por meio do atendimento de suas expectativas e do desenvolvimento de soluções inovadoras.

É nossa obrigação criar relações fortes de negócios com os nossos clientes, com base em práticas legais, honestas e personalizando atendimento da maneira adequada a cada um. Dessa maneira os serviços prestados pela Empresa tornam-se mais valorosos e importantes para o cliente, fazendo com que este seja fiel aos nossos negócios e, consequentemente, gerando maiores resultados a todos os envolvidos no processo.

FORNECEDORES

A Empresa e seus colaboradores devem sempre se esforçar ao máximo para firmar contrato com os fornecedores que respeitem a legislação, que sejam idôneos e prestem serviços com máxima qualidade.

Os fornecedores da Empresa devem ser avaliados por meio de critérios claros e sem discriminação. Toda decisão deve ter sustentação técnica e econômica, não permitindo favorecimento de nenhuma natureza.

Nenhum de nossos colaboradores deve, de forma alguma, dar, oferecer ou prometer pagamentos na forma de dinheiro, mercadoria, serviços, descontos ou outras formas que não sejam relacionadas ao processo de pagamento efetuado pela Empresa. Negócios com fornecedores de reputação duvidosa não devem nunca ocorrer. Caso a outra empresa seja a única na prestação de serviços requerida, o assunto deve ser levado à Diretoria.

Sempre que contratar algum serviço, a Empresa e seus Colaboradores devem ter em seus preceitos os seguintes critérios: preço, qualidade, liderança técnica e confiabilidade. Apenas desta maneira estaremos aptos para realizar bons negócios em prol da organização.

USO DE RECURSOS DA EMPRESA

Os bens, equipamentos e instalações da empresa destinam-se ao uso exclusivo de suas operações dentro do ambiente de trabalho. É responsabilidade do Colaborador zelar pelo bom uso e conservação do patrimônio da Empresa colocado sob sua responsabilidade.

A utilização indevida ou não autorizada de bens, equipamentos e máquinas da Empresa, caracteriza falta grave de conduta.

Todo o funcionário é responsável pelos EPI´s e sua correta utilização, sob pena de cometimento de falta grave.
O chão de fábrica deve ser mantido organizado, sempre visando o melhor direcionamento dos materiais e processos.

As chaves dos armários deverão ser entregues ao Recursos Humanos quando houver mudança dentro do espaço físico ou quando o Colaborador for desligado da Empresa.

A Empresa não tolerará a utilização dos meios de comunicação (telefone, celular, email, chats e Internet) para fins pessoais ou que não atendam interesses diretos ou indiretos da Empresa. Não é permitido o recebimento de ligações a cobrar e o uso de telefones celulares particulares em horário de trabalho, sendo que, em caso de importância a sua saúde e sua família, o mesmo poderá procurar seu superior hierárquico para administrar a situação.

Os colaboradores jamais deverão usar os sistemas da Empresa para transmitir ou receber imagens eletrônicas ou textos de natureza sexual ou que contenham insultos étnicos, apelidos raciais ou qualquer outro tipo de material de cunho abusivo, ofensivo ou obsceno. Os emails e a Internet são monitorados e qualquer desvio a essa regra será passível das punições cabíveis, inclusive, o desligamento do Colaborador.

A eliminação de gastos desnecessários e desperdícios, a redução de custos, a economia de energia, de materiais de consumo e de equipamentos de comunicação, resulta em recursos para a empresa, que podem ser revertidos na melhoria das condições de trabalho dos Colaboradores.

PRESERVAÇÃO DO MATERIAL E EQUIPAMENTO

Cuide bem de tudo o que a Empresa lhe confiar, como máquinas, ferramentas, computadores, móveis, armários, telefones, EPI´s e materiais. Acione a área responsável sempre que notar algum defeito nos equipamentos, instrumentos ou instalações. Lembre-se que é de sua responsabilidade guardar os equipamentos, instrumentos e ferramentas de trabalho, bem como  desligá-los ao sair  do  local de trabalho.

Não é permitida a saída de funcionários da Empresa com qualquer tipo de equipamento ou material sem autorização prévia.

VESTUÁRIO E HIGIENE PESSOAL

VESTUÁRIO

Para garantir uma combinação harmônica, contribuindo positivamente para a imagem da Empresa perante nossos Clientes, todos os funcionários da área de produção devem utilizar uniforme fornecido pela Empresa.

HIGIENE PESSOAL

A Higiene Pessoal é muito importante para o sucesso de um bom relacionamento, tanto pessoal quanto profissional.

Manter os hábitos higiênicos é uma garantia para uma boa apresentação, inclusive por questões de respeito à Empresa, já que todo Colaborador é um representante da marca.

ORGANIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

ORGANIZAÇÃO

Liberar espaço, distinguir o que é necessário do que é desnecessário. O que for desnecessário deve ser transportado para a área de descarte. Ficam no local de trabalho somente os itens de uso do dia-a-dia. Isto vale tanto para bens físicos como também para arquivos eletrônicos nos diretórios do computador, e-mails, etc.

ARRUMAÇÃO

Após a realização da organização, descartando coisas inúteis, devemos definir o local apropriado e identificar os itens que ficaram e que pertencem ao setor. Arrumação significa colocar cada coisa no seu lugar para pronto uso.

LIMPEZA

Um ambiente sujo é um ambiente de moral baixo. Limpar é um compromisso com a higiene e com os bons hábitos. O ambiente deve sempre ser mantido limpo.

PADRONIZAÇÃO

Visa criar um “estado de limpeza”, ou seja, criar um ambiente limpo e que mostre-se limpo.  

RESPEITO AO PRÓXIMO

Para o bom desenvolvimento dos colaboradores da Empresa é de extrema importância cultivar a cultura de RESPEITO aos próprios colegas de trabalho, fornecedores e Clientes.

Segue abaixo alguns preceitos que devem ser seguidos para que atitudes respeitosas sejam reconhecidas e o ambiente de trabalho se torne cada vez mais agradável e motivador.

 

  • Tratar todos os Colaboradores com respeito, independente do cargo, da mesma maneira que você gostaria de ser tratado;
  • Use da educação no seu ambiente de trabalho. Dê “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, sempre se despeça ao menos das pessoas que são mais próximas de você e sua área, peça “por favor” e agradeça;
  • Pregue a diversidade e não pratique nenhum tipo de racismo/preconceito;
  • Respeite o trabalho de seus colegas;
  • Aceite diferenças de opiniões;
  • Sempre que for contra alguma tarefa designada a você, deixe explícito e não tenha medo de pedir explicações;
  • Não discuta, argumente;
  • Trate seus fornecedores como parceiros, assim a relação acaba ficando mais fácil no dia-a-dia e pode acabar gerando divulgação positiva de nossa Empresa; 
  • Sempre responda aos contatos dos clientes com educação. Caso não tenha uma resposta para um eventual problema ou pergunta deles, faça o melhor possível para buscar algum tipo de solução o mais breve possível.

RELACIONAMENTO EMPRESA X COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE

POLÍTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Empresa procura apoiar as ações voltadas para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento dos envolvidos, em especial as direcionadas a melhoria da qualidade de vida.

Praticamos o desenvolvimento com treinamentos, palestras, etc. tornando os colaboradores em multiplicadores de ações, a fim de levar o conhecimento aos demais grupos que fazem parte da sociedade.

CONFIDENCIALIDADE E CONFLITO DE INTERESSES

CONFIDENCIALIDADE

Somos todos responsáveis pela guarda de informações confidenciais. São consideradas informações confidenciais todas aquelas que dizem respeito a nossa Empresa, aos nossos clientes, fornecedores ou colaboradores, que não são públicas ou não precisam ser compartilhadas com outra pessoa. Se não puder identificar claramente se uma informação é confidencial ou não, use o seu bom senso para limitar quais informações podem realmente ser compartilhadas e faça-o somente de acordo com o conceito de “necessidade de saber”.

Durante seu período de contratação e depois de sair da Empresa é proibido utilizar ou revelar, direta ou indiretamente, a quem quer que seja, quaisquer dessas informações confidenciais, exceto, se permitido por outras políticas aplicáveis ou aprovado pela Diretoria.

CONFLITO DE INTERESSES E ATIVIDADES EXTERNAS

As transações de negócio devem ser conduzidas de acordo com os interesses da Empresa. Ninguém, seja pessoa física, entidade comercial ou empresa (pessoa jurídica), que tenha relacionamento com algum colaborador da Empresa poderá beneficiar-se de maneira inapropriada em razão da posição. Além disso, nenhum empregado poderá beneficiar-se de sua situação na Empresa.

Os colaboradores da Empresa jamais deverão permitir que seus interesses pessoais entrem em conflito com os interesses da Empresa. Contudo, ocasionalmente, o conflito de interesses poderá ocorrer e, nessas situações, a comunicação entre o empregado e o seu superior imediato é de extrema importância e as partes envolvidas deverão estar atentas para resolver a questão com bom senso, da melhor forma possível.

O Colaborador, não pode atuar em nome da Empresa em nenhuma operação ou relacionamento comercial que envolva sua pessoa, membros de sua família ou outras pessoas ou empresas com os quais possuam conexão pessoal ou interesse financeiro significativos. Esses assuntos devem ser tratados por um Colaborador autorizado que não tenha tais envolvimentos. Contratar ou trabalhar com parentes, ou alguém com quem tenha um relacionamento romântico, está sujeito a restrições específicas (mas não proibido) tais como não ser subordinado direto a outra pessoa. Estes casos serão avaliados individualmente pela Diretoria. 

ACEITAÇÃO DE PRESENTES, REFEIÇÕES E LAZER DE CLIENTES, FORNECEDORES E OUTROS PARCEIROS DA EMPRESA

Um presente pode adotar diversas formas. Para os propósitos desse Código, o termo “presente” inclui qualquer item de valor pelo qual você não precisa pagar o custo normal ou usual do varejo. Um presente pode incluir refeições ou bebidas, bens, serviços, entradas para eventos de lazer ou esporte, ou o uso de uma residência, casa de praia/campo ou outras acomodações.

Jamais, exceto se previamente autorizado pela Diretoria ou na forma prevista deste Código:

  • Solicite para si ou para outrem qualquer item de valor de qualquer pessoa em troca de qualquer negócio, serviço, informações confidenciais ou favor;
  • Aceite qualquer item de valor, direta ou indiretamente, de qualquer pessoa em conexão com os negócios da Empresa, seja antes ou depois que uma operação seja discutida ou consumada.

O que pode ser aceito:

  • Presentes que tenham valor nominal de varejo e que sejam dados em uma ocasião de costume dar presentes (aniversário, Natal, etc)
  • Material promocional de valor nominal de varejo, tais como canetas, agendas, calendários entre outros.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

Qualquer invenção, descoberta, desenvolvimento, conceito, idéia, processo ou trabalho relacionado aos negócios da Empresa, escrito ou não, que possa ou não ser patenteado ou ter seus direitos reservados, que um Colaborador desenvolva sozinho ou com outros durante o período de contratação pela Empresa, pertencem exclusivamente a Empresa. Se uma invenção ou idéia da Empresa for algo que possa ter seus direitos reservados e sua criação ocorreu como parte do trabalho dos Colaboradores junto a Empresa, ou porque ela pediu que a criasse, isso constitui um “trabalho por contratação”, A Empresa não é obrigada a reconhecer o papel dos Colaboradores na criação de nenhuma de suas invenções e nem precisa de permissão para modificar, ampliar ou se beneficiar dela.

RESUMO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

Este último capítulo do Código sumariza as atitudes que devem ser tomadas pelos Colaboradores da Empresa, com o objetivo de juntos, atingirmos um nível de excelência em nossos serviços. São atitudes pró-ativas em sua maioria, que devem estar instauradas na cultura de cada indivíduo da Empresa. Apenas assim será possível tirar o melhor resultado do trabalho executado.

“De que forma atender um cliente?”, “como se relacionar com meus colegas de trabalho?”, “para quem trabalhar?”, são perguntas frequentes e que impactam diretamente na imagem da Empresa perante o mercado e na satisfação de nossos Clientes.

Ter sempre em mente que o trabalho executado aqui dentro é em prol de apenas um indivíduo: O CLIENTE. O papel de cada um dos colaboradores não tem como objetivo o orgulho pessoal ou a demonstração de competência para seus colegas e superiores. O objetivo é entregar para os Clientes um trabalho com qualidade extrema e maior agilidade.

E para isso, é necessário praticar o seguinte padrão de relacionamento:

Atitudes ideais

  • Fazer com que o Cliente se sinta único;
  • Gerenciar expectativas de prazo;
  • Surpreender positivamente o Cliente;
  • Criar laços duradouros de confiança;
  • Gerenciar com habilidade erros e crises.

COMUNICAÇÃO INTERNA

Um dos pilares que sustentam a cultura da Empresa é a transparência em seus atos e no relacionamento com seus colaboradores, clientes e fornecedores.

Para garantir esta cultura a Empresa disponibiliza a seus Colaboradores e-mails, quadro de aviso e respeita a liberdade de expressão de cada um, para que haja a integração de todos que tem ou terá um relacionamento com esta.

Esperamos que todos utilizem este guia como uma referência valiosa no dia a dia.