SGI EKRON
No intuito de garantir o bom desempenho de seus negócios e fortalecer o foco na qualidade, sustentabilidade e inovação de seus produtos e serviços, a alta direção da EKRON INDUSTRIAL implantou um Sistema de Gestão Integrada (SGI) e através deste que prevê a integração entre todas as áreas e seus processos internos e também entre eles e seus parceiros, tendo como foco o comprometimento com a melhoria contínua de suas atividades e seus resultados e a satisfação dos seus clientes.
Esse Sistema está estruturado e documentado em conformidade com as normas internacionais.
Normas Certificadas Pela Bureau Veritas
- ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade- Requisitos)
- ISO 14001(Sistema de Gestão Ambiental – Requisitos)
Normas em implantação:
- NBR ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional)
- NBR ISO 16001 (Sistema de Gestão de Responsabilidade Social)
- NBR ISO 19600 (Sistema de Gestão de Compliance)
Para assegurar que todos os colaboradores, fornecedores de serviços estejam cientes e trabalhem em conformidade com os princípios de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social, qualidade e integridade, há procedimentos e programas definidos, além da alocação de recursos necessários para integrá-los às operações da empresa. Esses itens são revisados e/ou reavaliados anualmente pela Alta Direção e analisados criticamente quanto a sua adequação.
Política de Gestão Integrada (Qualidade e Meio Ambiente)
Visando a satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, a Alta Direção da EKRON assegura o fornecimento de produtos e serviços com qualidade, através da melhoria contínua de seus processos, com respeito a comunidade e ao meio ambiente.
Demonstramos este respeito através de processos de gestão da qualidade, gestão ambiental e procedimentos operacionais, apoiados nos seguintes princípios:
- ter a preocupação em evitar ou minimizar a contaminação do lençol freático e do meio ambiente de uma forma geral, assim como prevenir a poluição, através de procedimentos apropriados para seus processos produtivos e administrativos;
- identificando os aspectos ambientais das suas atividades e definindo meios para o controle dos impactos ambientais;
- buscar a melhoria contínua nos processos e técnicas utilizadas para fabricação de guinchos e seus acessórios, unidades hidráulicas e prestação de serviços de manutenção de equipamentos industriais;
- estimular a participação dos funcionários, colaboradores, fornecedores e clientes na prevenção do meio ambiente;
- compromisso em atender a legislação ambiental e requisitos subscritos pela organização;
- manter de forma estruturada e documentada um sistema de gestão integrada, para proporcionar a revisão dos procedimentos e técnicas de prevenção, controle de riscos e objetivos e metas da qualidade e ambientais;
- manter os funcionários adequadamente treinados para cumprir os princípios desta política;
É compromisso da Alta Administração da EKRON, divulgar esta política de gestão integrada para seus clientes, fornecedores, colaboradores e ao público em geral.
Missão
Desenvolver, produzir e comercializar guinchos e sistema de movimentação de cargas, serviços de usinagem e manutenção industrial de forma a satisfazer plenamente nossos clientes, colaboradores e sócios.
Visão
Ser referência no mercado nacional como fabricante de guinchos, sistemas de movimentação de carga, unidades hidráulicas, acessórios para guinchos e na prestação de serviço de manutenção industrial de equipamentos.
Política de Responsabilidade Social EKRON
A EKRON vem pautando sua atuação em princípios de transparência e responsabilidade social, buscando um comprometimento com a ética e a qualidade de vida dos seus colaboradores, de suas famílias, da comunidade, do meio ambiente e da sociedade como um todo. Nesse sentido, investe tanto na garantia de qualidade dos produtos com um sistema de gestão da qualidade certificado conforme a NBR ISO 9001:2015, na preservação do meio ambiente com um sistema de gestão ambiental certificado conforme NBR ISO 14001:2015, na saúde dos seus funcionários conforme sua Política de Saúde e Segurança Ocupacional e no comprometimento dos fornecedores com uma Política de Responsabilidade Social, evidenciados por ações, tais como:
- Respeito à legislação trabalhista;
- Jamais empregar menores, exceto menor aprendiz como preconiza a legislação trabalhista, utilizar trabalho forçado ou compulsório;
- Utilizar as Normas Regulamentaras (NR´s) como diretrizes para Saúde e Segurança dos seus colaboradores;
- Liberdade aos colaboradores para se filiarem ou participarem de entidades sociais;
- Busca do comprometimento dos seus fornecedores com questões relativas à Responsabilidade Social;
- Divulgar a Política de Responsabilidade Social aos seus colaboradores;
Política de Saúde e Segurança Ocupacional
A EKRON vem pautando sua atuação em princípios de transparência e Política de Saúde e Segurança Ocupacional, buscando um comprometimento com a ética e a qualidade de vida dos seus colaboradores.
Busca demonstrar competência em saúde e segurança ocupacional, de forma que todos os colaboradores, a alta direção e contratados saibam suas responsabilidades e tenham o treinamento e a experiência para colocá-las em prática, além de:
- Atender a todos os requisitos legais pertinentes, aplicáveis ao negócio quanto a Saúde e Segurança Ocupacional;
- Garantir que a saúde e a segurança estejam integradas aos sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental;
- Garantir que a análise e a prevenção de acidentes estejam implementadas;
- Buscar a melhoria contínua dos nossos processos referentes à Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional;
- Prover treinamentos adequados aos funcionários, assegurando que os mesmos possam compreender edesempenhar seu trabalho de forma segura;
- Promover o envolvimento do funcionário na segurança do trabalho e a um estilo de vida saudável;
- Antecipar, identificar, eliminar e controlar todo e qualquer risco potencial a integridade física e a saúde dos colaboradores, assim como qualquer outra pessoa que esteja exposta a nossos ambientes de trabalho;
- Disponibilizar esta política à todas as partes interessadas.
Política de Compliance
A Alta Direção da EKRON, juntamente com seus colaboradores de cargos gerenciais, estabelece uma política de Compliance apropriada ao propósito da organização, com uma estrutura capaz de definir os objetivos da Compliance, com o comprometimento de satisfazer os requisitos da Compliance aplicáveis e compromisso da melhoria contínua.
A EKRON leva em consideração o contexto organizacional, interno e externo, conforme a complexidade da empresa e seu ambiente operacional e como a organização se relaciona com as partes externas e internas interessadas.
O Compliance EKRON está integrado com os processos de governança, processos operacionais, análise de riscos, auditorias internas e gestões jurídicas.
A EKRON mantém uma matriz de responsabilidades por gerir e reportar as questões de Compliance, informando o grau de independência e autonomia das funções de Compliance.
Mantém um padrão de conduta e responsabilidade com a distribuição e divulgação do código de ética e manual de integração da EKRON com as conseqüências da não Compliance.
ESTRUTURA SISTEMA DE GESTÃO DE COMPLIANCE EKRON CONFORME ISO 19.600:2014
Ciclo de Vida dos Equipamentos Ekron
A Ekron Industrial Ltda informa que seus produtos, após o encerramento de sua vida útil, devem ser segregados e descartados adequadamente de acordo com as alternativas ambientalmente viáveis. Os resíduos provenientes de seus produtos em fase de pós consumo são classificados como resíduos não perigosos, excetuando-se eventuais inventários de óleo lubrificante proveniente do sistema de funcionamento das peças.
A composição das peças segregadas consiste basicamente em materiais metálicos, plásticos, cabos de aço ou nylon e componentes eletrônicos, estes por sua vez são passíveis de reciclagem ou recuperados. Portanto, após utilizados, devem ser destinados à empresas regularizadas e devidamente licenciadas pelo órgão ambiental para o recebimento destes materiais.
As peças metálicas podem ser destinadas à empresas sucateiras intermediárias ou para indústrias siderúrgicas para o processo de reciclagem e reinserção na cadeia produtiva. Assim como as peças de plástico e os cabos de nylon que podem ser reinseridos no processo produtivo de empresas especializadas após passar pelo processo de reciclagem.
De mesmo modo, os componentes eletrônicos devem ser destinados à empresas especializadas na recuperação de seus componentes, não devendo ser descartados junto ao lixo comum por apresentarem substâncias danosas ao meio ambiente.
Devido à característica do sistema de funcionamento dos equipamentos da Ekron Industrial Ltda, no que tange o funcionamento mecânico, podem gerar pequenos inventários de óleo lubrificante. Esse residual oleoso deve ser coletado e destinado à empresas especializadas em rerrefino do óleo para reinserção na cadeia produtiva.
Cabe ressaltar que devido à composição química do óleo lubrificante, este apresenta maior periculosidade ao meio ambiente se descartado de forma incorreta. É classificado como resíduo Classe I de acordo com a NBR 10004:2004, podendo causar contaminação no solo e na água subterrânea. Na eventualidade de alguma peça após o uso apresentar resquício de residual oleoso, o qual não é possível sua recuperação, deverá ser destinado corretamente como resíduo contaminado (Classe I) à empresas especializadas para posterior disposição final em aterros industriais após tratamento, ou para demais alternativas viáveis.
As peças segregadas, após desmonte do produto para destinação final, devem ser armazenadas adequadamente em local abrigado e impermeabilizado, evitando assim as ações das intempéries climáticas sobre as peças, o que pode inviabilizar a destinação adequada. O local também deve possuir sistema para retenção de possíveis vazamentos ou escoamentos do óleo lubrificante ou similares.