A chuva veio para complementar essa final emocionante da temporada 2016 dos Campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja.
Pilotos e navegadores se despediram de mais uma temporada do rali nacional. Neste sábado, 10, foi realizado o 19º Rally dos Amigos, que pela primeira vez montou acampamento na cidade de Botucatu, SP. A competição valeu pela 13ª e última etapa dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja e reuniu um grid de 104 veículos (motos, quadriciclos, UTVs e carros).
Às 9h10, a primeira moto (o piloto Ramon Sacilotti), deu início ao Rally dos Amigos. A largada aconteceu no Shopping Botucatu, e a 2 quilômetros dali, estava a largada do trecho cronometrado, que teve 130 quilômetros e foi totalmente inédito. “Passamos por uma região que até hoje não havia sido aproveitada para um rali. Foi um roteiro novo e que trouxe muitos desafios nesta decisão de campeonato”, falou o diretor de prova Du Sachs. O certame passou por propriedades destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar e eucaliptos.
Choveu bastante nos dias que antecederam o evento e isso não foi novidade para ninguém. Na madrugada de sábado ainda teve mais chuva, o que ajudou a incrementar os obstáculos de terreno. Assim, além das piçarras, cascalhos, lombadas e valetas, os off-roaders precisaram tomar cuidado com as poças d’água que se formaram, mas, principalmente, com o terreno liso, que exigiu cuidados da pilotagem, sobretudo, nas curvas.
O piloto Maurício Neves foi o campeão pela categoria UTVs. “Essa foi a melhor edição da história do Rally dos Amigos. Prepararam um trajeto bem técnico, com alto nível de dificuldade, e, ao contrário das outras disputas, o chão estava bem alternado, ora liso, ora seco, passamos por eucaliptos e belas paisagens. Acredito que meu desempenho nesta temporada foi quase perfeito, pois não participei da etapa do Jalapão”, salientou Neves. Bruno Varela e Erik Evandro Donatto vieram nas segunda e terceira posições, respectivamente.